terça-feira, 21 de junho de 2011

LPEC: A CAMINHADA....

                                  Aula de Arte-educação com professor Joseni na Casa da Cultura em Marabá (janeiro/2011)

         A turma de Educação do Campo do IFPA/Campus Rural de Marabá é composta por 55 educadores e educadoras que atuam diretamente no campo com educação fundamental nos seguintes Municípios: Eldorado do Carajás; São João do Araguaia; São Domingos do Araguaia; Brejo Grande do Araguaia; São Geraldo do Araguaia; Parauapebas; Piçarra; Bom Jesus do Tocantins e Marabá. O curso teve início em 2009 e acontece em regime de alternância pedagógica, considerando o Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade.
Os tempos de estudos, pesquisas e vivências pedagógicas se desenvolvem a partir dos eixos aglutinadores, que são definidos para cada tempo. No primeiro Tempo Acadêmico: História de vida e construção de saberes. Segundo Tempo Acadêmico: Espaço sócio-ambiental e sustentabilidade no campo. Terceiro Tempo Acadêmico; Sistemas de produção familiar e processos de trabalho no campo. IV Tempo Acadêmico: Estado, Movimentos Sociais e Políticas no Campo. V Tempo Acadêmico: Educação do Campo, Currículo e Práticas Sociais. VI Tempo Acadêmico: Juventude do Campo e transformações socioambientais. VII Tempo Acadêmico: Sujeitos sociais e diversidade na prática educativa do campo.  VIII Tempo Acadêmico: Prática docente e educação do campo. A realização do Tempo Comunidade também se fundamenta a partir do eixo que conduz todo o Tempo Acadêmico. A concretização dos estudos fundamentam-se pelo ensino-pesquisa-extensão. A pesquisa se configura como um princípio educativo no percurso formativo não só desse curso, bem como todas as modalidades de ensino que são desenvolvidas através do CRMB.
          No período de março a junho a turma vivencia o IV Tempo Comunidade, período esse em que realizaram Seminários de Educação do Campo em cada região e/ou Município, momento de reflexão sobre educação e legislação para a educação do campo. A partir do dia 04 de julho de 2011 tem início o V Tempo Acadêmico que ocorrerá até o dia 20 de agosto.

4 comentários:

  1. Sou do procampo-Santarém Pará.Gostaria de manter contato.Tive oportunidade de participar em Marabá dos encontros da Via Campesina,e sei que a proposta do Procampo é diferenciada,o que está ocorrendo no Campus Santarém está sendo totalmente deturpada.Nem os coletivos estão sendo usados como forma de integração e organicidade.Venho de Movimento Social,e percebo que o que está ocorrendo,segue o sistema tradicional de uma academia.Perdeu totalmente a identidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o que ocorre em nosso curso os professores são da cidade como vão valorizar nosso modo diferenciado se eles mesmos nem sabem o que é isso....

      Excluir
  2. Olá Patrícia! Estamos à disposição para troca de experiências, podemos nos comunicar por email: mariasuelygomes@yahoo.com.br
    Abraços
    Suely Gomes

    ResponderExcluir
  3. No procampo do IFPA de Abaetetuba estamos vivenciado as mesmas angustias de vocês de outros campis. notamos que os professores apesar de falar em planejamento integrado trabalham totalmente a ermo o que acaba gerando disconforto dentro da sala de aula. a questão dos coletivos também sumiram. parece que nem somos alunos da instituição de ensino a que estudamos. abaetetuba 12/01/2012 ás 14:19.

    ResponderExcluir