terça-feira, 28 de junho de 2011

"Fechamento de 24 mil escolas do campo é retrocesso", afirma dirigente do MST

28 de junho de 2011
Por Luiz Felipe Albuquerque

Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.
Após décadas de lutas por conquistas no âmbito educacional, cujas reivindicações foram atendidas em parte - o que permitiu a consolidação da pauta – o fechamento das escolas vão no sentido contrário do que parecia cristalizado.
Nesse quadro, o MST lançou a Campanha Nacional contra o Fechamento de Escolas do Campo, que pretende fazer o debate sobre a educação do campo com o conjunto da sociedade, articular diversos setores contra esses retrocessos e denunciar a continuidade dessa política.
“O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm  demonstrado cada vez clara a opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola”, afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.
Essas escolas foram fechadas por estados e os municípios, mas o Ministério da Educação também tem responsabilidade. "Não se tem, por exemplo, critérios claros que determine o fechamento de escolas, que explicitem os motivos pelos quais se fecham, ou em que medida se pode ou não fechar uma escola no campo", aponta Erivan.
Ele apresenta um panorama do atual momento pelo qual passa a educação do campo, apontando desafios, lutas e propostas. Leia a entrevista completa:
http://www.mst.org.br/Fechamentos-de-escolas-do-campo-e-umretrocesso-afirma-erivan-hilario-mst

sábado, 25 de junho de 2011

"LUZ, CÂMERA, EDUCA-AÇÃO DO CAMPO"

Projeto em andamento por 20 educadores do campo da Licenciatura em Educação do Campo. São cinco escolas envolvidas diretamente nesse processo, sendo os Municípios: Marabá; Eldorado do Carajás; São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia. O projeto tem os seguintes objetivos:
i)Geral
Desenvolver experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras com o auxilio da tecnologia da comunicação social, articulando o ensino superior com o ensino básico, visando o processo de ensino aprendizagem dos docentes a partir da relação teoria-prática.
 ii)
Específicos
  •  Capacitar os educandos(as) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na produção de vídeo documentário e na construção de currículo pedagógico;
  • Contribuir na re-estruturação curricular das escolas do campo beneficiadas pelo projeto, utilizando as ferramentas da comunicação social, da arte-educação e da educação do campo e envolvendo os sujeitos da educação da educação do campo (educando, educadores e família);
  • Possibilitar aos educandos das escolas do campo acesso as tecnologias de comunicação áudio visuais;
  • Sistematizar as experiências docentes inovadoras encontradas nas escolas do campo, bem como a construção de novas metodologias e práticas pedagógicas;
  • Constituir um acervo de informações sobre a situação das escolas do campo a partir da produção de vídeo documentário e elaboração de artigos científicos com a participação dos educadores e educandos das escolas do campo.
As atividades do projeto são desenvolvidas diretamente nas escolas do 6° ao 9° ano. Para tanto, a concretização das ações parte da realização de módulos de formação que ocorrem durante o Tempo Acadêmico.
                                       Lançamento do Projeto na Escola "Construindo Conhecimento"
                                                             Assentamento Lourival Santana/Eldorado do Carajás

                                        Lançamento do Projeto na Escola "Construindo Conhecimento
                                                            Assentamento Lourival Santana/Eldorado do Carajás

terça-feira, 21 de junho de 2011

IV TEMPO COMUNIDADE: DOS SEMINÁRIOS.....

             O IV Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo partiu de um debate realizado na disciplina de Legislação e Diretrizes Opreacionais, quando a turma refletiu da necessidade de debater nas suas escolas e Município de atuação sobre educação do campo a partir da discussão em nível nacional, estadual e regional, além de problematizar as questão pertinentes a partir das diretrizes operacionais da educação do campo. Nesse sentido, foram realizados 09 seminários intitulado: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: LUTA PELO ACESSO A EDUCAÇÃO E AS GARANTIAS DA LEGISLAÇÃO. Os seminários aconteceram no período de um dia, sendo pela manhã o histórico da educação do campo e legislação. A tarde reflexão a partir do Projeto Político Pedagógico. Cada evento contou com a participação de educadores e educadoras do campo;representação estudantil; representação do legislativo e executivo de cada Município.
Os seminários provocaram vários debates em torno da educação do campo que vai desde infra-estrutura, transporte escolar, calendário, além de gerar forte debate a partir do modelo de desenvolvimento que está se expandindo na região e que coloca em “cheque” a agricultura camponesa. A partir do debate vários questionamentos foram levantados destacando a importância da educação do campo nesse debate a partir da formação das crianças, jovens e adultos nas escolas de ensino fundamental e médio, pois considera-se como um espaço de grande influência,uma vez que é um dos espaços de vivência desses sujeitos que vivem no campo.
                                                                         Seminário- Brejo do Meio- Mística de abertura (27 de abril de 2011)


                                                        Seminário- Vila Capistrano de Abreu (13 de maio de 2011)

                                    Seminário- Piçarra- Plenária de educadores/educadoras (03 de junho de 2011)


Seminário-São Domingos do Araguaia (08 de jubho de 2011)


                                                      Seminário- Brejo Grande do Araguaia (04 de junho de 2011)


Seminário- Vila Dois Irmãos (09 de junho de 2011)

                                                         Seminário- São João do Araguaia (14 de junho de 2011)

                                                  Seminário- Vila Sororó- mística de abertura (17 de junho de 2011) 

                                                          Seminário- Eldorado do Carajás (18 de junho de 2011)


LPEC: A CAMINHADA....

                                  Aula de Arte-educação com professor Joseni na Casa da Cultura em Marabá (janeiro/2011)

         A turma de Educação do Campo do IFPA/Campus Rural de Marabá é composta por 55 educadores e educadoras que atuam diretamente no campo com educação fundamental nos seguintes Municípios: Eldorado do Carajás; São João do Araguaia; São Domingos do Araguaia; Brejo Grande do Araguaia; São Geraldo do Araguaia; Parauapebas; Piçarra; Bom Jesus do Tocantins e Marabá. O curso teve início em 2009 e acontece em regime de alternância pedagógica, considerando o Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade.
Os tempos de estudos, pesquisas e vivências pedagógicas se desenvolvem a partir dos eixos aglutinadores, que são definidos para cada tempo. No primeiro Tempo Acadêmico: História de vida e construção de saberes. Segundo Tempo Acadêmico: Espaço sócio-ambiental e sustentabilidade no campo. Terceiro Tempo Acadêmico; Sistemas de produção familiar e processos de trabalho no campo. IV Tempo Acadêmico: Estado, Movimentos Sociais e Políticas no Campo. V Tempo Acadêmico: Educação do Campo, Currículo e Práticas Sociais. VI Tempo Acadêmico: Juventude do Campo e transformações socioambientais. VII Tempo Acadêmico: Sujeitos sociais e diversidade na prática educativa do campo.  VIII Tempo Acadêmico: Prática docente e educação do campo. A realização do Tempo Comunidade também se fundamenta a partir do eixo que conduz todo o Tempo Acadêmico. A concretização dos estudos fundamentam-se pelo ensino-pesquisa-extensão. A pesquisa se configura como um princípio educativo no percurso formativo não só desse curso, bem como todas as modalidades de ensino que são desenvolvidas através do CRMB.
          No período de março a junho a turma vivencia o IV Tempo Comunidade, período esse em que realizaram Seminários de Educação do Campo em cada região e/ou Município, momento de reflexão sobre educação e legislação para a educação do campo. A partir do dia 04 de julho de 2011 tem início o V Tempo Acadêmico que ocorrerá até o dia 20 de agosto.